sábado, 21 de fevereiro de 2009

4º dia de viagem - 06/01/2009

Acordei cedo neste dia, o que não adiantou muito, mas como acordava cedo mesmo, a fronteira estaria aberta as 08:00 na Bolívia isso seria as 09:00 horas em Corumbá.

Eu não me lembro o que aconteceu exatamente naquela manhã mas fomos para a Aduana bem depois das 10:00 tentar desenrolar o carro do Osiel para seguirmos viagem. Estando agora com todos os documentos ok, (claro que tivemos a boa vontade de um boliviano que gentilmente acertou toda a documentação). Podemos seguir viagem.

12:00 - Horário de saída da Fronteira

Saímos em direção a Santa Cruz de La Sierra à 594Km de distância da fronteira.

Não muito distante da fronteira, ainda no Distrito de German Bush, encontramos nossa primeira barreira policial, amigos, garanto, durante o trajeto são muitas! Com todos os documentos nas mãos, nossos valentes condutores foram até a barraca policial para apresentar os documentos, e viram que mesmo estando totalmente legal teriam que pagar para passar, nessa barreira eles cobravam em reais, moeda do nosso país, bom, valor era de R$ 10,00, pagamos e seguimos viagem para Santa Cruz, próxima parada Roboré.

Roboré

Uma vila no meio do pantanal boliviano, sem infra-estrutura, ruas sem asfalto e com uma aparência muito ruim, claro que estou colocando a minha visão, acho que mesmo no meio do nada deve se ter uma boa qualidade de vida, o que não era o caso de Roboré.

SURTIDOR DE GASOLINA DE ROBORÉ (POSTO)


Seguimos para o posto de gasolina e quando encontramos o tal posto que lá se chama Surtidor, tivemos uma outra surpresa, o exército era quem tomava conta dos postos na Bolívia, o que tornava para gente o clima bem ruim e hostil, éramos muitas vezes tratado como bandidos, havia um decreto do presidente da Bolívia Evo Morales que consiste em aumentar o valor do combustível para carros com placas estrangeiras o que para o grupo era bem ruim, pois o valor chegava a quase B$ 9,00 em real seriam R$ 3,00, mais cara que no Brasil. Não tendo jeito abastecemos e seguimos para a próxima parada San José.

San José

San José é tão ruim e feia quanto Roboré e ainda fomos proibidos de fotografar pelo exército.

Como não conhecíamos as distancias exatas e nem tinhamos todas as informações sobre a estrada e as que tinhamos eram desencontradas, tivemos que parar nesses 2 lugares para abastecer.

DICAS :

  • Reserve 2 dias em Corumbá sendo a 1º para resolver documentação e outro para sair bem cedo para Santa Cruz, de preferência as 05:00 da manhã horário da Bolívia.

  • Vá com um carro que tenha GNV, abasteça em Campo Grande e não use o GNV, isso dará autonomia ao seu carro para chegar a Santa Cruz.

  • Encha o tanque em Corumbá, até a boca.
  • Troque seu dinheiro no Banco Union na fronteira em notas pequenas de bolivianos, para a contribuição para La policía.

  • Nunca leve galão de combustível no carro, isso é crime com pena dura, mais dura que tráfico de drogas.

Bom, saímos de San José e tivemos ai o início mais difícil do trajeto, 200km de estrada de terra e em alguns trechos com cascalhos.

Após passarmos por 4 barreiras policias e uns 3km pela linha do trem chegamos em Santa Cruz, 02:00 da madrugada, nuca façam isso é muito perigoso!!! Agora da pra entender porque tem que sair cedo de Corumbá.

Ficamos hospedados num hotel 3 estrelas chamado CANADÁ, com um preço alto. Assim termina esse longo e desgastante dia... O próximo dia foi bem mais difícil, posso garantir.

2 comentários:

Comentários maldosos ou de caracter ofensivo não serão publicados!